Início|O que é pH?

O que é pH?

O pH (Potencial de Hidrogênio) é a unidade de medida que indica se uma solução ou elemento é ácido, neutro ou alcalino. Ele está presente no dia a dia dos cabeleireiros não só na composição dos produtos, mas também no próprio cabelo de suas clientes. O resultado dessa escala define se os fios estão saudáveis, porosos, macios, entre outras características.

A escala de pH se dá da seguinte forma:

 

 

Quando o valor do pH está abaixo de 6, as camadas da cutícula contraem e se fecham. Por isso, uma máscara de tratamento de acidez média (com pH inferior a 7) pode ajudar a dar brilho aos cabelos, pois a superfície do fio está selada e mais propensa a refletir luz. Quando o valor do pH se torna mais alcalino/básico (acima de 7), as camadas da cutícula se abrem. Isto é necessário como parte do processo de coloração, por exemplo, facilitando o depósito de pigmentos dentro da estrutura do cabelo. No entanto, se o pH ficar excessivamente alcalino, podem ocorrer danos à fibra capilar e um cabelo com estrutura muito alcalina e porosa não irá reter eficazmente os produtos aplicados. No caso de uma coloração, por exemplo, a cutícula não irá segurar os novos pigmentos que, por sua vez, sairão prematuramente.

Shampoos de limpeza diária e de tratamento devem ter o pH entre 5-6. Já os shampoos antirresíduos costumam ter um pH acima de 8, para abrir bem as cutículas e retirar com mais facilidade os resíduos de produtos dos fios. Em contrapartida, as máscaras têm geralmente o pH entre 3-4, próximo ao pH dos cabelos, para selar as cutículas e reter os nutrientes dos produtos.

Em se tratando de produtos para química, como alisamentos, descolorantes e colorações, há uma variação muito grande entre os fabricantes dos produtos, mas geralmente, alisamentos à base de amônia estão entre 8-9; colorações e descolorantes variam entre 9,5 e 11,5; relaxamento de cálcio vai de 11,5 a 12,5 e sódio acima de 12,5. Após todos esses procedimentos, os cabelos ficam bastante sensibilizados. Por esse motivo, é fundamental seguir uma rotina de cuidados pós-química para reestabelecer o pH e devolver o equilíbrio natural aos cabelos.

Alguns produtos podem ser utilizados para controlar o pH dos cabelos, como o pH Control Pro Repair, por exemplo. Desenvolvido especialmente para reequilibrar o pH dos fios, a tecnologia pH Control Pro Repair traz em sua composição ácidos orgânicos, como o Ácido Tartárico e Málico, neutralizantes naturais que selam as cutículas e neutralizam resíduos alcalinos remanescentes de processos químicos.

Os Ácidos Tartárico e Málico são ácidos orgânicos obtidos através da fermentação de uvas. Atuam como poderosos agentes antioxidantes que combatem os radicais livres, causadores do envelhecimento. Além disso, pH Control é rico em flavonoides (substâncias protetoras das células) e arginina, um aminoácido estrutural da queratina. Clique aqui e saiba mais sobre este produto.

A ação de pH Control sobre a cutícula capilar proporciona facilidade ao desembaraçar, proteção contra danos, sedosidade, redução do frizz, brilho, além de auxiliar na fixação dos pigmentos das colorações.

2018-09-03T08:26:18+00:00 18.06.2018|Sem categoria|0 Comentários